MULHERES EMPREENDEDORAS EUROPA-ÁFRICA

Conheça a nossa história, os nossos projectos, a nossa fundação mas sobretudo os nossos objectivos.

MENSAGEM DA FUNDADORA

"A mulher é versátil. Somos a força da natureza. Somos capazes de realizar coisas inimagináveis e de construir a nossa própria história. Por isso, a missão da AMEEA é ajudar o maior número de mulheres a acreditarem no seu potencial, nos seus sonhos e a torná-los realidade."

Isabel M. Denascimento

Fundadora e Presidente AMEEA

A fundadora e presidente da AMEEA: Isabel Manuel Denascimento, de origem africana e europeia, é doutorada em ciências políticas e relações internacionais pela Universidade Livre de Bruxelas. Esses estudos aprofundados sobre o direito internacional do desenvolvimento deram-lhe oportunidade de prestar mais atenção ao estatuto das mulheres. A AMEEA nasce assim precisamente pela sua visão e sensibilidade para perceber a necessidade de dar voz e um olhar de destaque na troca de vivências e experiências adquiridas entre mulheres empreendedoras Europeias e Africanas. A sua experiência como Diplomata, dialogando com mulheres empreendedoras em vários sectores da sociedade, apoiando ideias e projetos promissores que encontram por vezes dificuldades e obstáculos na sua concretização, confere à associação uma grande capacidade de conexão, com e entre as mulheres, por sua vez com todos os associados que se orgulham da sua causa humana e económica. Mulheres mais capazes, sociedade mais justa e equilibrada!

Isabel Denascimento

Presidente | Fundadora

METAS

1. Criar um ecossistema sustentável para amparar as ações das associadas; 2. Ter a marca reconhecida e valorizada, através da credibilidade das ações e projetos junto à sociedade; 3. Despertar e desenvolver nas mulheres suas potencialidades de liderança e de empreendedorismo; 4. Fomentar uma rede de negócios entre mulheres empreendedoras Europeias e Africanas; 5. Incentivar lideranças femininas da comunidade para atuarem como agentes de transformação; 6. Impactar a cultura do empreendedorismo feminino, promover conexões e desenvolver competências. Através dessas ideias a AMEEA pretende tirar do anonimato centenas de Mulheres promotores de boas ideias, aproximando desta forma o capital financeiro e o capital humano.

PREMIAÇÃO AMEEA

O prémio AMEEA visa distinguir mulheres que se destacaram através de propostas e projectos inovadores que impulsionam e encorajam o desenvolvimento da Mulher Europeia e Africana.

SOBRE A AMEEA

 A Associação Mulheres Empreendedoras Europa – África foi Fundada em Fevereiro de 2015 na Bélgica e viu a sede transferida para Portugal a 18 de Outubro de 2019. 

Local privilegiado para o desenvolvimento de relações e parcerias, a AMEEA, uma instituição sem fins lucrativos, é dirigida a todas as pessoas do mundo empresarial, dirigentes de empresas privadas ou públicas, mulheres na profissão liberal, na economia social, na solidariedade, no desenvolvimento sustentável e na sociedade civil. A Associação acolhe homens como membros regulares, bem como empresas como membros corporativos. Dirige-se também a outras pessoas ou grupos que pretendam promover os objetivos da Associação e contribuir para o seu desenvolvimento. Também recebe membros e participantes em atividades de todos os continentes. 

A NOSSA MISSÃO

A nossa missão é promover, desenvolver e apoiar o empreendedorismo feminino como uma alavanca para o desenvolvimento económico sustentável nos Estados-Membros da União Europeia e em todos os países africanos. A Associação promove uma visão ótima e eficiente do empreendedorismo entre as mulheres europeias e africanas e visa equipá-las, concentrando-se em atividades e serviços que promovam a partilha de experiências, a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento de competências. A Associação Internacional é também um local privilegiado para a reflexão coletiva, a promoção do sucesso, o networking e o desenvolvimento de parcerias empresariais, constituindo assim um ponto de referência para o empreendedorismo feminino entre a Europa e África. Recebe homens que se preocupam com o empreendedorismo feminino, bem como empresas como membros corporativos.
▶ LER MAIS / MENOS TEXTO


Mais especificamente, a Associação Internacional dirige-se a mulheres oriundas de países dos 28 Estados-Membros da União Europeia e dos 54 Estados do continente africano: • que desejam iniciar e desenvolver projetos;
• que têm negócios em fase de arranque ou em expansão;
• que, em suas respetivas comunidades, assumem responsabilidades que exigem dinamismo, liderança e criatividade.
Quer venham da comunidade empresarial, essas mulheres empresárias se beneficiarão de uma rede e de recursos lucrativos.
Em linha com a sua missão e com vista a uma economia sustentável, o mandato da Associação Internacional é facilitar a aproximação e consolidar os laços entre as mulheres empresárias europeias e africanas, em particular:

• promover a sinergia entre elas, acima de tudo para mobilizar ainda mais a comunidade internacional para mobilizar recursos financeiros para apoiar o empoderamento das mulheres europeias e africanas, garantindo que os recursos liberados cheguem àqueles que realmente precisam
• implantar ações, incluindo políticas conducentes ao desenvolvimento na União Europeia e nos países africanos, através de oportunidades de trabalho em rede através de atividades relevantes, acessíveis e criativas;
• gerar debates construtivos entre mulheres europeias e africanas sobre questões relacionadas com o empreendedorismo feminino;
• destacar os sucessos de mulheres empresárias europeias e africanas;
• encorajar e promover iniciativas ou projetos especiais dos membros;
• contribuir para a sucessão empresarial, transferindo conhecimentos especializados para apoiar as mulheres empresárias;
• desenhar workshops práticos que visem aumentar as aptidões e competências com vista à expansão do seu negócio;
• desenvolver parcerias entre empresas reconhecidas de mulheres europeias e africanas;
• criar uma rede inclusiva aberta às diversas preocupações e realidades encontradas pelas mulheres na Europa e na África que trabalham com empreendedorismo.

VALORES

Os valores que inspiram a filosofia da AMEEA e sustentam a sua atuação são: Respeito pelo indivíduo; Liderança com humildade; Esforço pela perfeição; Interpretação racional; Foco no processo; Compromisso no objetivo; Pensamento sistémico; Comunicação eficiente; Valor agregado; Eficácia na ação. 

Assim a AMEEA procura envolvimento e contribuição para uma mudança positiva no trabalho da própria associação e com os atores externos com que se relaciona no seu propósito. Uma gestão de excelência permite que todos desenvolvam técnicas de melhoria que motivam a produtividade e o bem-estar dentro das organizações. 

OBJETIVOS

Promover a cultura do empreendedorismo e da liderança feminina, proporcionando vivências de aprendizagem e desenvolvimento para as associadas da AMEEA. 

A nossa equipa trabalha diariamente norteada por valores essenciais e boas práticas, empenhando-se com seriedade, competência e, acima de tudo, com humanismo, para proporcionar ações eficazes e de grande qualidade. 

Boas ideias que tendem a ficar pelo caminho por falta de parceiros, investidores, ajuda técnica… com a AMEEA ganham o empurrão para que possam ser implementadas! 

O sonho de deixar um legado passa a ser cocriado e compartilhado com outras mulheres, ganhando a força e energia para se realizar. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A AMEEA é uma associação sem fins lucrativos com um propósito maior de apoiar mulheres no seu empoderamento como empreendedoras. Neste contexto, a associação constituiu um fundo financeiro para suportar custos com empreendedoras que não possam participar nesses mesmos eventos ou em outros contextos relacionados com a sua ação empreendedora, por atravessarem momentos de menor facilidade de vida financeira. 

Por conseguinte, a AMEEA reserva 10% dos pagamentos por inscrição em eventos. 

FALE CONNOSCO

Contacto:

Preencha o nosso formulário com as suas questões. 

Siga-nos: